Desenvolvimento e Notícias

Luciano participa do Fórum Internacional de Gestão Ambiental

O deputado Luciano Silveira participou, na tarde desta quinta-feira, 19, da 11ª edição do Fórum Internacional de Gestão Ambiental – FIGA. Com o tema Meio Ambiente e a Segurança Alimentar, o evento, promovido pela Associação Rio Grandense de Imprensa (ARI), no auditório do Ministério Público do Rio Grande do Sul, contou também com a participação da Famurs e do Coordenador-geral do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do INPE – Gilvan Sampaio de Oliveira, de forma on-line.

Em sua palestra, Luciano fez um retrospecto dos eventos climáticos que assolaram o estado do Rio Grande do Sul, em 2023, ano em que assumiu uma cadeira no parlamento gaúcho. Um período que começou com uma severa estiagem, que comprometeu a produção agropecuária e levou à criação de uma comissão externa para tratar do tema e buscar soluções sustentáveis, especialmente para a reservação de água. E que, a partir do início do outono e da chegada do inverno, influenciado pelo fenômeno El Niño, viveu um período de excesso de chuvas que não se via há mais de 80 anos.

Presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo da Assembleia Legislativa gaúcha, o parlamentar relatou as iniciativas do legislativo, também necessárias, após as enxurradas e enchentes que atingiram tanto o Litoral Norte quanto a região do Vale do Taquari. “Mais do que os prejuízos financeiros e da produção primária, tivemos que lidar com a perda de dezenas de vidas humanas e com a devastação psicológica que isso ocasionou”, destacou Luciano. “A alternativa é planejarmos melhor o crescimento das cidades, de forma a que tragédias como essas não voltem a se repetir”, completou.

Cadastre-se para receber novidades