O deputado Luciano Silveira (MDB) participou, nesta terça-feira, 2, em Brasília, da Marcha pela Reconstrução dos Municípios do Rio Grande do Sul. O evento reuniu gestores de diversos municípios gaúchos, atingidos pelas cheias do mês de maio. “Sigo ao lado dos municípios, nesse momento em que enfrentam a maior crise de sua história. A vida acontece nas cidades. O Estado e o País são entes abstratos. Quem lida com os problemas concretos do cidadão são os prefeitos. Então, as melhores soluções para esta crise só serão boas se chegarem lá na ponta, nos municípios”, afirmou o parlamentar.
Liderados por parlamentares gaúchos, mais de 200 prefeitos participam do evento, em Brasília. Organizado pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), em parceria com a Confederação Nacional de Municípios (CNM), a programação contempla os gestores gaúchos, que não puderam participar na edição realizada de 20 a 23 de maio, também em Brasília, justamente em função das enchentes. O grupo reivindica, entre outras demandas, a compensação das perdas de ICMS, cujo impacto na queda de arrecadação dos municípios pode chegar a até 25% do orçamento.
Região mais duramente atingida pelos eventos climáticos, o Vale do Taquari tem uma representação de mais de 20 prefeitos, sendo 13 que integram a Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) e outros oito vinculados à Amat (Associação dos Municípios do Alto Taquari). O Litoral Norte também teve expressiva representação com praticamente todos os prefeitos presentes.