Mandato e Notícias

Luciano faz dupla homenagem ao centenário da Escola General Osório

O deputado Luciano Silveira (MDB) fez nesta terça-feira, 16, uma dupla homenagem à Escola Estadual General Osório. No início da tarde, por proposição do parlamentar, num repleto Salão Júlio de Castilhos, ao lado do plenário do Palácio Farroupilha, a instituição recebeu a Medalha da 56ª Legislatura, pelos serviços prestados à comunidade de Osório. A diretora Lurdes Pelissoli recebeu a medalha em nome da escola. Na sequência, Luciano Silveira promoveu o Grande Expediente em que homenageou o centenário da mais antiga instituição de ensino do Litoral Norte, completado no último dia 8 de abril.

Medalha da 56ª Legislatura

“Que honra e que satisfação poder, no meu primeiro mandato como deputado estadual, homenagear a escola onde estudou minha esposa, meus filhos e milhares de osorienses”, afirmou o parlamentar, ao entregar a medalha à representante da escola. “Essa honraria eu compartilho com toda a equipe diretiva, com os professores, os trabalhadores, ex-diretores e com a comunidade da nossa querida General Osório, que na semana passada fez uma linda festa para celebrar a data”, afirmou a professora Lurdes Pelissoli.

Grande Expediente 

O centenário da Escola General Osório também foi homenageado no período do Grande Expediente da sessão plenária, por iniciativa do deputado Luciano Silveira (MDB). Ele rememorou o período em que surgiu a instituição, quando os governos federal e estadual concluíram que era preciso reduzir o analfabetismo herdado do período imperial e superar a visão positivista, pregada por Júlio de Castilhos, de que era a família a responsável pela iniciação escolar, transferindo essa função para as escolas.

O deputado mencionou, ainda, as transformações ocorridas, ao longo do tempo e os desafios enfrentados pela escola, na formação dos jovens de Osório, através das décadas, destacando a forte ligação da instituição com a comunidade osoriense. ”Difícil achar alguém na região que não tenha um parente, amigo ou conhecido que estudou no General”, afirmou. “Chegou a vez de celebrar o centenário de um verdadeiro patrimônio histórico e afetivo da minha querida Osório”, concluiu o parlamentar.

Cadastre-se para receber novidades