Em reunião na tarde desta terça-feira, 28, o presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo da Assembleia, deputado Luciano Silveira (MDB) entregou ao ministro da Agricultura, Carlos Henrique Fávaro, a pauta de reivindicações dos produtores gaúchos, atingidos pelas enchentes de maio no Rio Grande do Sul. “Espero que o Ministério da Agricultura seja sensível ao momento dramático que toda a cadeia produtiva do Rio Grande atravessa neste trágico maio de 2024”, afirmou o parlamentar.
A pauta entregue ao ministro foi resultado de um profundo diálogo do parlamentar, na condição de presidente da comissão de Agricultura da Assembleia, ao lado do também deputado Elton Weber, presidente da Frente Parlamentar Agropecuária, junto a representantes de toda a cadeia produtiva gaúcha. Já nos primeiros dias após as cheias, especialmente dos rios Taquari e Caí e com o colapso não apenas das lavouras, pastagens e rebanhos, mas também da infraestrutura para escoamento da produção, Luciano e Weber se apressaram em convocar os representes de produtores e trabalhadores na agricultura para colher um diagnóstico da situação.
“O principal problema no momento é mesmo o crédito, tanto para capital de giro quanto para reconstituição do solo, duramente castigado pelo assoreamento, além desta ameaça do arroz importado”, insistiu Luciano.
O encontro ocorreu na sede da Oktoberfest em Santa Cruz do Sul, que passa a servir de gabinete provisório e itinerante do Ministério aqui no Estado, esta também uma das reivindicações dos produtores. A pauta entregue ao ministro contém contribuição de diversas entidades, reforçada na segunda-feira, em conversa do deputado com as direções da Farsul e da FETAG:
– prorrogações de parcelas vincendas – que o governo federal já atendeu;
– criação de um fundo de aval;
– criação de linhas de crédito especial com juros subsidiados;