Desenvolvimento e Notícias

Luciano e Alceu alertam para perdas no setor avícola

O deputado Luciano Silveira (MDB) defende um olhar atento para a cadeia da proteína animal, do setor avícola e da produção de leite, no Vale do Taquari, duramente afetada pela enxurrada. “A região é responsável por um quinto da produção no Estado, então precisamos estar atentos aos reflexos das perdas provocadas tanto às cooperativas quanto em relação aos produtores, pois estes reflexos têm também uma dimensão social”, justificou o parlamentar. Luciano participou, ao lado do deputado federal Alceu Moreira (MDB), de reunião com a comunidade local, representantes da Emater e da Defesa Civil, na manhã desta quinta-feira, 14, em Arroio do Meio.

Levantamento divulgado pela Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav) estima que os prejuízos diretos ocasionados pela cheia dos rios Taquari e das Antas sobre a produção avícola da região superem os R$ 200 milhões, divididos nas seis plantas locais. As perdas envolvem principalmente a morte de animais, genética, destruição de estruturas das unidades, logística, falhas energéticas, perda de maquinário, equipamento e perdas de mercado.

Entre as cooperativas, a Dália, uma das principais da região, conseguiu retomar as atividades na segunda-feira, mas com um volume bem abaixo da média de 35 mil abates/dia, que vinha sendo mantida até o início de setembro. O abate de suínos, que fica localizado em Encantado, ainda não retomou as operações. “Estaremos atentos e vigilantes também a esta questão econômica, que, depois das perdas humanas, é das mais relevantes para a recuperação do Vale do Taquari”, explicou o parlamentar, que preside a Comissão de Agricultura da Assembleia.

Cadastre-se para receber novidades