Litoral Norte e Notícias

Luciano defende mais investimentos na estrutura física das escolas

Em audiência pública sobre desenvolvimento regional, durante a 7ª edição do Movimento pela Educação, realizada nesta sexta-feira (25), na sede da Câmara Municipal, em Osório, o deputado Luciano Silveira (MDB) defendeu um maior investimento do poder público nas escolas, especialmente na sua estrutura física: “Nós somos a região que mais cresceu nos últimos trinta anos, e pelo último levantamento da Amlinorte (Associação dos Municípios do Litoral Norte), hoje somos mais de meio milhão. Os desafios e gargalos que precisamos superar são imensos. E um deles é dar um estudo de qualidade. Aprovamos na assembleia a contratação de novos servidores, o governo está promovendo parcerias, as coordenadorias estão fazendo sua parte, mas estamos muito longe da estrutura física que necessitamos para nossas escolas públicas”, afirmou.

O encontro, comandado pelo presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Vilmar Zanchin (MDB), contou a participação de lideranças políticas e sociais do Litoral Norte tratou das demandas regionais e da atualização do planejamento estratégico da região, a ser realizado pelo Conselho de Desenvolvimento Regional em setembro e, posteriormente, encaminhado ao Governo do Estado e à Assembleia Legislativa.

O presidente do Fórum Estadual dos Coredes, Beto Visoto, falou sobre a importância do planejamento e pediu apoio aos gestores municipais na identificação das potencialidades e gargalos existentes nos municípios litorâneos. Ele argumentou que a pandemia alterou o cenário da região, tornando necessário redefinir políticas públicas, projetos e o próprio rumo de desenvolvimento local.

O fórum também teve a participação da deputada Delegada Nadine (PSDB), do prefeito de Osório, Roger Caputi, representando todos os demais da região, além do presidente da Fundação Ulisses Guimarães, deputado federal Alceu Moreira (MDB/RS), que defendeu a formação de uma aliança tática entre estado e setores produtivos para vincular a educação à inovação e às necessidades das regiões. As experiências do município de Encantado, da escola pública de Sapiranga e da educação inclusiva, através das Associações de Pais e Mestres, as APAEs, foram os temas debatidos no painel coordenado pelo jornalista Túlio Milman. A programação continuou com palestra da professora e escritora Jane Haddad, e depois, com audiência pública sobre desenvolvimento regional.

Cadastre-se para receber novidades