Em aparte ao Grande Expediente promovido pelo seu colega de bancada, Vilmar Zanchin, sobre a Reconstrução do Rio Grande, o deputado Luciano Silveira (MDB) cobrou mais agilidade do Governo Federal no atendimento aos produtores rurais do Rio Grande do Sul:
“O ministro da Agricultura levou 30 dias para aparecer aqui no estado, depois da enxurrada. Será que teremos que esperar mais um mês para que ele resolva a suspensão das dívidas ou a prorrogação dos empréstimos? E ainda por cima o governo adiou a divulgação do Plano Safra, criando ainda mais insegurança ao produtor”, afirmou.
Luciano lembrou da reunião virtual, realizada com os representantes das entidades do setor primário, no início de maio, bem como a carta enviada pela Farsul ao Ministério da Agricultura, dias antes, e a falta de respostas de parte das autoridades públicas federais às duas iniciativas.
“O produtor tem pressa. Entregamos as reivindicações do setor no dia 28 de maio e, desde lá, não tivemos qualquer retorno objetivo. Basta de promessas e anúncios. Os recursos e as decisões têm que ter resultados concretos, para que se traduzam em soluções à agricultura familiar, à produção de leite, à cadeia da proteína animal e a todo o setor produtivo, enquanto ainda há tempo”, alertou.