Luciano acompanha atendimento do governo às regiões inundadas

O deputado Luciano Silveira (MDB) acompanhou durante toda esta quarta-feira, 6, o trabalho do governo do Estado, de atendimento às vítimas das cheias do Rio Taquari, no Vale do Taquari. Ao lado do governador Eduardo Leite, do ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, representante do governo federal, e de outros parlamentares e integrantes da administração estadual, o parlamentar percorreu as localidades mais atingidas e, na medida do possível, levou a sua solidariedade aos sobreviventes e aos parentes das vítimas, cujo número total ainda não é conhecido, mas já passa de 30.

“É realmente muito triste tudo o que está acontecendo. Com certeza a maior tragédia desde tipo ocorrida no Rio Grande do Sul e nós seguiremos atentos e solidários aos sobreviventes e às famílias das vítimas. Além disso, desde já nos integramos ao esforço para a recuperação das regiões atingidas e ao trabalho de atenção e prevenção para a possibilidade de novas chuvas no decorrer desta semana”, afirma Luciano.

A decretação de Situação de Emergência é o primeiro passo a ser dado pelos municípios que necessitam de apoio dos governos estaduais e federal para a solicitação de ajuda humanitária e de recursos financeiros para as ações de resposta, restabelecimento e reconstrução. O documento tem de ser incluído no sistema S2iD (Sistema Integrado de Informações sobre Desastres) para que seja encaminhado ao governo estadual, juntamente com outros documentos. O Estado, então, procede a análise e processamento da homologação estadual, encaminhando à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil para o reconhecimento federal.

Até o momento, apenas dois municípios conseguiram decretar a situação de emergência e incluir seus decretos no sistema: Santa Tereza e Nova Roma do Sul. No início da tarde, o governador Eduardo Leite decretou estado de calamidade pública em todo o estado do Rio Grande do Sul. A principal preocupação de momento é a situação do Guaíba, que começa a receber as águas provenientes dos rios Taquari, Jacuí e Sinos e cujas ilhas estão em alerta para inundações.

Cadastre-se para receber novidades