Litoral Norte e Notícias

Iniciação Científica é destaque no Litoral Norte

No Grande Expediente, Luciano Silveira destaca a iniciação científica no Litoral Norte

No período do Grande Expediente da sessão plenária desta terça-feira (2), o deputado Luciano Silveira (MDB) falou sobre o tema “A iniciação científica no litoral norte gaúcho”. Ele mencionou instituições públicas, privadas e comunitárias, alunos e professores que se destacam por seus projetos e ações, lembrando que 28 de abril foi o Dia Mundial da Educação. E fez um apelo a todos os secretários de educação, prefeitos e representantes dos municípios presentes, a fim de que fomentem cada vez mais a iniciação científica. “Que apoiem os alunos, pesquisadores e professores que se dedicam à criação de projetos, à busca de resolução de problemas da nossa comunidade”.

O deputado disse que, apesar de notícias que neste ano saíram das páginas de ensino para as páginas policiais, sobre violência no universo escolar, o Litoral Norte é referência em educação, ressaltando que a região tem muito do que se orgulhar. Ele trouxe ao plenário uma amostra de exemplos do que o Litoral tem de melhor nessa área, mais especificamente de um setor que considera estratégico para o país, o da pesquisa científica. “Que essa educação seja cada vez mais a imagem que a nossa região, que o nosso Estado e o nosso país transmita ao mundo. Quero viver no Brasil que seja mais o país da educação do que do futebol, reconhecendo aqui também a importância do esporte nesse processo”, afirmou.

“Queremos nos destacar e queremos ser notícia pela Victorya Leal, do IFRS Câmpus Osório, aluna de escola pública que conquistou mais de 75 prêmios, e que foi medalhista de bronze na Conferência Internacional de Jovens Cientistas na Sérvia desenvolvendo um modelo matemático que promove a sustentabilidade, uma premiação que o Brasil não galgava há 15 anos nessa categoria do fórum”, disse o parlamentar. Ele ressaltou também a aluna Laura Drebes, que foi contemplada com uma bolsa para participar da Escola de Verão do Instituto de Ciências Weizmann, em Israel, e que, junto com a sua colega Camily dos Santos, criou um absorvente biodegradável de baixo custo (cerca de dois centavos), fazendo com que entrassem para a lista da Forbes Under 30 de 2022.

O parlamentar fez referência à Amanda Ribeiro Machado, que é finalista do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo com o projeto Biogrape: Inovação para o Tratamento de Efluentes Têxteis a partir de Celulose Bacteriana do Vinho. “Poderia citar outras dezenas de projetos dessa importante instituição, mas em nome desses alunos, Ana Paula Wagner Steinmetz, André de Lima Berzagui, João Vitor Kingeski Ferri, Júlia Oscar Destro, Lucas Lima, Morghana Machado da Rosa, Vanessa Teixeira da Rosa e Ana Clara Jardim, e da professora e reitora, Flávia Twardowski, que fomenta a iniciação científica durante toda sua jornada docente, rendo minhas homenagens”.

Escola Rural

Luciano Silveira destacou ainda, em nome da Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo, a Escola Rural de Osório, premiada na última Mostratec com um projeto que avaliou variáveis de azevém na integração lavoura pecuária no Litoral norte, a partir do projeto dos alunos Matheus Ramos Luly, Maria Victoria Quadros de Souza e Erik Carvalho Silva e dos professores Carlos Fontoura, Kátia Airoldi e Juliana Hogetop. Rendeu homenagem a essa escola e a todas as escolas agrícolas do estado, que formam profissionais capacitados e geram pesquisa e desenvolvimento tecnológico para o campo.

Lembrou do Instituto Barão de Tramandaí, que apresentou mais de 150 trabalhos de iniciação científica em uma feira realizada em parceria com a UFRGS – Campus Litoral-, representada pelo professor José Francisco Marques e o diretor do Ceclimar, Enéas Konzen. Citou outras escolas, entre elas, a Escola Prudente de Moraes, a Escola Estadual de Ensino Médio Professora Gregória de Mendonça e a Escola Albatroz, entre outras, representadas pela Coordenadoria da 11ª Coordenadoria Regional de Educação, citando os representantes.

Entre as instituições destacadas, o parlamentar homenageou também a UNICNEC Osório e mencionou a Escola Marquês do Herval, que faz parte do grupo CNEC. O parlamentar ainda manifestou reconhecimento pelo trabalho realizado pela Associação Brasileira de Incentivo à Ciência, uma organização da sociedade civil. Ao finalizar, comentou que “nossos alunos conquistam destaque no mundo, e viram até nome de asteróides, como a osoriense Juliana Estradioto, tão alto é o voo dos pesquisadores”.

Pedido de apoio

“A educação técnica e profissional é destaque na produção científica e precisamos avançar na criação e implementação de mais cursos técnicos na região, que tenham a iniciação científica na sua base curricular”, conclamou o deputado. Ele pediu aos gestores públicos que apoiem os alunos, pesquisadores e professores que se dedicam à criação de projetos, lembrando que a pesquisa e a iniciação científica consistem em resolução de problemas, com inovação e criatividade. “E isso pode ser feito desde a educação infantil até a graduação. Ressalto que muitos dos desafios dos nossos municípios, do nosso Estado e do nosso país estão solucionados na gaveta de uma professora ou expostos nas bibliotecas de algumas das nossas escolas. É preciso trazer à luz todo esse conhecimento”, ponderou Silveira.

Saúde mental

O deputado ressaltou o projeto “Saúde Mental: a necessidade do autoconhecimento dos jovens no espaço escolar”, dos alunos Lívia Ramos e Rafael Tressoldi e dos professores Matheus Carvalho, Adriano Cardoso e Rodrigo Barreto, da Escola Patrulhense de Santo Antônio da Patrulha, premiado na Feira Nacional Infomatrix e selecionado para representar o Brasil no México. “Só conseguiremos construir ambientes escolares seguros, quando nossa preocupação deixar de ser unicamente com muros, segurança armada nas escolas, portas com detector de metal, ou outras ações nesse sentido, e passar a ser em cuidar da saúde mental de nossos alunos e professores, em criar ambientes escolares que fomentem a autonomia, o autoconhecimento, o acolhimento de toda a comunidade escolar. A escola precisa ser espaço de descoberta e crescimento e não de medo”, ponderou.

Apartes

Em aparte falaram Elizandro Sabino (PTB), Elton Weber (PSB), Sofia Cavedon (PT), Edivilson Brum (MDB), Marcus Vinícius (PP), Delegada Nadine (PSDB), Professor Claudio Branchieri (Podemos), Rodrigo Lorenzoni (PL) e Aloísio Classmann (União).

Participaram a reitora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Osório, professora Flávia Twardowski; o secretário de Estado adjunto da Inovação, Ciência e Tecnologia, Raphael Ayu; a subsecretária de Governança e Gestão da Rede Escolar, Janaina Audino, representando a Secretaria de Estado da Educação; a presidente da Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte), prefeita de Balneário Pinhal, Marcia Tedesco; e os deputados Alexandre Amaro (Paraná) e João Luiz (Amazonas), da Comissão de Prevenção à Depressão e Drogas da Unale.

Cadastre-se para receber novidades