Mandato e Notícias

Herói do Vale do Taquari homenageado pelo deputado Luciano Silveira

O 2º Sargento da Brigada Militar Tiago Augusto Bastiani foi o homenageado desta quarta-feira, com a Medalha da 56ª Legislatura, em proposição do deputado Luciano Silveira. Operador Aerotático que atua no Esquadrão Operacional, no Batalhão de Aviação da Brigada Militar, com sede em Porto Alegre, o Sargento Augusto trabalhou incansavelmente no resgate às vítimas da enchente que atingiu o Vale do Taquari. No dia 05 de setembro, ele realizava o salvamento de uma mulher na cidade de Lajeado, quando o cabo, que estava preso ao helicóptero, se rompeu e ambos despencaram de uma altura de mais de 20 metros sobre as águas do Rio Taquari.

Tiago sofreu vários ferimentos e ficou alguns dias internado. A vítima, Maria Conceição Alves do Rosário, veio a falecer, mas também foi lembrada pelo deputado. “Esta é uma homenagem ao sargento Augusto, mas também a todas as corporações e aos voluntários que se empenharam, para atender às vítimas da maior catástrofe climática dos últimos 80 anos. Mas esta homenagem é feita também em nome da dona Maria e das mais de 50 vítimas daquela tragédia”, afirmou Luciano, ao justificar a honraria.

Tiago Augusto Bastiani é 2º Sargento da Brigada Militar. Natural da cidade de Três de Maio/RS, iniciou sua trajetória na Brigada Militar em 03/10/2006, no 3º Batalhão de Polícia Militar, na cidade de Novo Hamburgo. Após conclusão do Curso Básico de Formação Policial Militar foi lotado no 32º Batalhão de Polícia Militar, na cidade de Sapiranga, onde integrou a 1º Companhia e o Pelotão de Operações Especiais por quase 12 anos. No ano de 2009 atuou na Operação Golfinho no policiamento das praias do litoral norte, na cidade de Arroio do Sal. Entre os anos de 2010 e 2019 trabalhou na Operação Golfinho, como salva vidas, nas praias do litoral norte gaúcho. Em 2014, trabalhou na Operação Copa do Mundo em Porto Alegre, onde integrou o Batalhão Especial de Pronto Emprego. Durante a carreira fez alguns cursos, dentro e fora da instituição, o que o possibilitou, por exemplo, integrar por 1 ano (2020) a Força Nacional de Segurança Pública, onde trabalhou em outras Unidades da Federação. Em 2015 graduou-se no Curso Superior Tecnólogo em Segurança Pública, pela Universidade do Sul de Santa Catarina. No ano de 2019, concluiu o Curso de Operador Aerotático, no Centro de Formação Aeropolicial, em Capão da Canoa, e desde então está lotado no Batalhão de Aviação, sede Porto Alegre. No ano de 2023 recebeu a promoção à Graduação de 2º Sargento, após conclusão do Curso Superior de Tecnologia em Gerenciamento Auxiliar de Polícia Militar, na EsFAS/Pólo de Caxias do Sul. Possui formação Especializada em Salvamento em Altura dentre outros cursos operacionais.

Em seu agradecimento, na presença da esposa e do filho pequeno, Tiago lembrou os momentos de tensão que ele e os colegas enfrentaram durante as missões cumpridas na região, em especial o acidente que culminou com a sua queda. E valorizou as várias missões bem-sucedidas: “Nós estávamos lá no Caraá, em 15 de junho, quando as coisas ficaram realmente muito difíceis. Depois, em setembro, no Vale do Taquari, no Vale do Rio Pardo. Tenho que agradecer o apoio dos meus colegas de farda e também do alto comando do Brigada Militar, sem os quais eu não estaria aqui neste momento”, finalizou.

Cadastre-se para receber novidades