Artigos e Litoral Norte

A safra do Litoral

Entramos na safra do Litoral. Muito mais do que um local para descansar e aproveitar os meses de verão, o Litoral Norte é um importante gerador de negócios e impulsionador da atividade turística e econômica do Estado do Rio Grande do Sul. Já são mais de 500 mil pessoas com residência fixa, ao longo de todo ano, em seus 23 municípios, uma população que cresce exponencialmente no período de férias escolares. Já vai longe o tempo em que era comum as prefeituras da região trabalharem nove meses apenas para deixar as praias prontas para os três meses de veraneio. Agora, temos municípios com economia ativa e próspera por todo o ano e prefeituras que trabalham no mesmo ritmo.
Mas é evidente que essa atividade cresce e se multiplica entre dezembro e março. É aquilo que poderíamos chamar de “safra” do Litoral. E não é de hoje que as nossas prefeituras vêm trabalhando incansavelmente para preparar nossos municípios para receber milhares de habitantes extras. Infelizmente, ainda não será desta vez que o entroncamento da Estrada do Mar com a 407 terá seu viaduto, para facilitar o acesso à Capão da Canoa e prevenir a ocorrência de acidentes. Como representantes do Litoral, temos alertado o poder público para a importância da conclusão desta obra, já com alguns anos de atraso. Assim como ocorre com a nova ponte entre Tramandaí e Imbé. Outras intervenções têm sido feitas pelo governo do Estado, mas outras ainda seguem na espera, como as que melhorariam a segurança nos cruzamentos de bairros de Osório com a RS 030. Algumas melhorias foram possíveis, com a parceria dos municípios. Tivemos avanços, como a duplicação da Paraguaçu, em Imbé, e obras de recuperação na interpraias. Com a compreensão do Comando geral da BM, nosso pleito de reforço do policiamento foi atendido e a segurança melhorou.
Os nossos prefeitos se esmeraram para tornar as áreas de lazer, praias incluídas, é claro, cada vez mais convidativas, limpas e organizadas. Mas esse trabalho tem que contar com a parceria dos nossos veranistas e moradores. Recebemos mais de 300 mil pessoas para o réveillon, apenas em Capão da Canoa, e as cenas de festa e celebração da linda noite foram seguidas de imagens de sujeira e lixo espalhados pela orla pela manhã. Então, faça sua parte, ajude a manter as praias limpas. E confie que estaremos vigilantes para as cobranças necessárias a garantir não apenas um veraneio tranquilo, mas um 2024 inteiro de boas novas para todos os frequentadores e moradores do nosso Litoral Norte.

Luciano Silveira
Deputado Estadual MDB

(Artigo publicado no Correio do Povo)

Cadastre-se para receber novidades