Através a proposição do deputado estadual Luciano Silveira (MDB) foi realizada nesta quarta-feira, dia 2, reunião técnica em Dom Pedro de Alcântara para discutir alternativas para o enfrentamento da infestação do mosquito maruim, que afeta os municípios de Morrinhos do Sul, Três Cachoeiras, Terra de Areia, Torres, Mampituba, Três Forquilhas, Itati, Maquiné e Dom Pedro de Alcântara. O encontro contou com a participação de prefeitos, secretários municipais, vereadores, técnicos da secretaria estadual de Agricultura, além de representantes da 18ª Coordenadoria Regional de Saúde.
Na reunião foram tratadas as principais causas da proliferação do mosquito, como a alta umidade, a temperatura e o acúmulo de matéria orgânica. Os técnicos alertaram sobre o uso indiscriminado de produtos sem respaldo técnico ofertados aos municípios, que podem causar riscos de intoxicação.
Ficou definido como encaminhamento da reunião que a secretaria vai a elaborar um questionário para mapeamento das áreas de maior infestação, que deverão identificar locais com condições ambientais propícias à proliferação do mosquito, além disso será contatado o responsável por um produto altamente ofertado aos municípios para que seja feita testagem e validação técnica. Outra medida será a criação de um grupo de trabalho com 3 pessoas de cada município com técnicos da secretaria de Agricultura do Estado e a produção de um material para instrução dos agricultores sobre o manejo para diminuir a proliferação do mosquito.
O deputado Luciano Silveira destacou a importante reunião para buscar uma solução para a infestação do mosquito que já é problema de saúde pública nos municípios. “Já realizamos audiência pública e agora seguimos debatendo o assunto com a reunião técnica. Estamos buscando uma solução que atenda essa demanda que vem afetando a saúde das pessoas. Vamos seguir acompanhando a pauta até encontrarmos uma saída para o problema”, destacou o deputado.