Desenvolvimento e Notícias

Deputado Luciano Silveira propõe selo para estimular consumo de produtos gaúchos

O deputado estadual Luciano Silveira (MDB-RS), protocolou, junto a Assembleia legislativa, o projeto de lei número 152/2024, que cria o selo “Produto Gaúcho”. A proposta objetiva incentivar que as forças ativas da economia do Estado busquem a expansão em suas atividades, através da comercialização de seus produtos, com o selo diferencial dos produtos que são produzidos no estado.

Da mesma forma que a mobilização das pessoas de diversas partes do país, ajudando e se voluntariando para socorrer os gaúchos, através de doações e posts incentivando compras de produtos gaúchos nas redes sociais, o projeto de lei tem o objetivo de padronizar essa marca, dando mais credibilidade à divulgação dos produtos do RS. A marca será facultativa – de forma a não gerar despesas compulsórias às empresas, em um momento de crise – mas é vista como uma grande oportunidade para o empreendedor colocar em suas embalagens a bandeira do Rio Grande do Sul, junto com o nome de seu produto.

“Ao identificar os produtos como gaúchos, as empresas do RS não estarão apenas mostrando engajamento com o estado, em um momento difícil, ou aproveitando uma oportunidade de marketing. O produto gaúcho sempre se destacou pela sua qualidade. E não há momento mais propício do que esse para destacar essa qualidade”, justificou o parlamentar.

​​É de conhecimento global que o Rio Grande do Sul enfrenta um dos momentos mais difíceis de sua história, sendo assolado por drásticos eventos climáticos que ocasionaram intensos danos humanos, com a perda de muitas vidas, pessoas desaparecidas, feridos, milhares de pessoas desabrigadas, danos materiais e ambientais, destruição de moradias, estradas, pontes e infraestrutura administrativa, assim como o comprometimento de sua economia, em todos os seus segmentos. Dessa forma, a criação do selo se soma aos esforços de toda a comunidade gaúcha, dentro e fora do estado, em prol do reerguimento e recuperação da autoestima do nosso povo.